AVALIAÇÃO NUMÉRICA DO EMPREGO DE GEOMETRIA ALTERNATIVA NA ELABORAÇÃO DO FLANGE DE RODA DE UM PROTÓTIPO OFF-ROAD DO TIPO MINI-BAJA

Autores

  • Árlei Huebra Povoa Acadêmico de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ.
  • Gláucio Cardoso Laun Nacif Acadêmico de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ.
  • André Luis Christoforo Engenheiro Civil, Dr. em Engenharia de Estruturas, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ.
  • Avelino Manuel da Silva Dias Engenheiro Mecânico, Dr. em Engenharia Metalúrgica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do rio Grande do Norte, UFRN.
  • Túlio Hallak Panzera Engenheiro Mecânico, Dr. em Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ.

Palavras-chave:

simulação computacional, projeto estrutural, componentes mecânicos, mini-baja

Resumo

A décima competição Baja SAE Brasil aconteceu em 2010 na cidade de Piracicaba (SP), reunindo cerca de mil e duzentos estudantes de engenharia, divididos em sessenta e seis equipes. Na competição o objetivo consiste em projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. A equipe Komiketo Baja SAE da Universidade Federal de São João del-Rei estreou nesta edição, ficando classificada entre as vinte melhores equipes. Um dos principais empecilhos para uma melhor colocação esteve relacionado ao flange da roda traseira, que devido ao grande esforço lateral nas curvas e principalmente em terrenos irregulares, veio a deformar-se plasticamente. Buscando corrigir falhas e aperfeiçoar o projeto estrutural, este trabalho objetivou o estudo numérico, segundo o Método dos Elementos Finitos, do desempenho mecânico do flange para uma nova geometria. Os resultados encontrados das simulações numéricas para a geometria proposta comprovam a sua superioridade em termos de desempenho mecânico, podendo ser empregada na elaboração do protótipo para competições futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSCH, R. Manual de tecnologia automotiva. Editora Blücher, São Paulo, 2005.

CHRISTOFORO, A. L.; MONTEIRO, A. B.; PANZERA, T. H.; NACIF, G. C. L.

Determinação dos Deslocamentos em Vigas Segundo o Método dos Elementos Finitos.

In: IX Simpósio de Mecânica Computacional (SIMMEC), São João del-Rei, 2010.

CHRISTOFORO, A. L.; PANZERA, T. H.; BRITO, J. N.; LAMIM FILHO, P. C. M.;

BRANDAO, L. C. Avaliação Numérica do Emprego de uma Blenda Cerâmica

Polimérica como Reforço em Vigas de Madeira. In: XI Congresso Nacional de Engenharia

Mecânica, Metalúrgica e Industrial (CONEMI), 2011, Porto Alegre, 2011.

DIAS, A. M. S.; GODOY, G. C. D. Determination of Stress-Strain Curve through

Berkovich Indentation Testing. Materials Science Forum, v. 636-637, p. 1186-1193, 2010.

GILLESPIE, T. D. Fundamentals of vehicle dynamics. Published by: Society of automotive

engineers, Warrendale, 1992.

LEAL, L. C. M.; ROSA, E.; NICOLAZZI, L. C. Uma introdução à modelagem quaseestática

de veículos automotores de rodas. Universidade Federal de Santa Catarina,

Florianópolis, 2008.

MIRANDA, J. S.; DIAS, A. M. S.; POVOA, A. H.; CHRISTOFORO, A. L. Evaluation of

the mechanical behavior of a ceramic glass composite through finite element method. In:

XXI International Congress of Mechanical Engineering, Natal. - RN, 2011.

MORAES FILHO, L. F. L. Análise estrutural e verificação da vida à fadiga de uma roda

automotiva utilizando o Método dos Elementos Finitos. Trabalho de iniciação científica,

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PEREIRA, O. J. B. A. Introdução ao método dos elementos finitos na análise de

problemas planos de elasticidade, Instituto Superior Técnico, Lisboa, 2000.

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL (RBSB). Published by: Society of Automotive

Engineers, São Paulo, 2009.

Publicado

20/12/2011

Como Citar

POVOA, Árlei H.; NACIF, G. C. L.; CHRISTOFORO, A. L.; DIAS, A. M. da S.; PANZERA, T. H. AVALIAÇÃO NUMÉRICA DO EMPREGO DE GEOMETRIA ALTERNATIVA NA ELABORAÇÃO DO FLANGE DE RODA DE UM PROTÓTIPO OFF-ROAD DO TIPO MINI-BAJA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/55. Acesso em: 2 dez. 2020.

Edição

Seção

Agronomia e Enga. Agrícola e Meio Ambiente e Agrárias