METODOLOGIAS ÁGEIS

um comparativo entre extreme programming (XP) e scrum

Autores

  • Jean Carlos Albuquerque Souza Estudante da Faculdade de Tecnologia (Fatec) –Taquaritinga – SP – Brasil
  • Marcus Rogério Oliveira Prof. Da Faculdade de Tecnologia (Fatec) –Taquaritinga – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.205

Palavras-chave:

Scrum, Extreme Programming, Metodologia Ágeis

Resumo

Com o mercado em constante crescimento, ocorreu uma evolução no âmbito de desenvolvimento de software, uma vez que os métodos antigos já não eram mais adequados às necessidades do cliente, fazendo surgir as metodologias de desenvolvimento ágil. Porém, com o surgimento de novos métodos ágeis, surgiram, também, dúvidas sobre qual metodologia pode ser a mais adequada para ser utilizada em um projeto. Diante disso, o presente artigo se propõe a avaliar duas das principais metodologias ágeis da atualidade, o Scrum e o Extreme Programming, com o fim de encontrar qual melhor se encaixe com a necessidade do desenvolvedor. Por meio de pesquisa bibliográfica, consulta de artigos, livros e sites, ambas as metodologias serão abordadas, por meio de um breve resumo de cada, bem como, serão apresentados alguns de seus pontos positivos e negativos. O objetivo disso, é auxiliar o desenvolvedor de software em uma futura tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MANGO, Renan. Comparativo entre as metodologias ágeis Scrum e XP para produção de softwares. [S. l.]: Linkedin, 8 dez. 2017. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/comparativo-entre-metodologias-%C3%A1geis-scrum-e-xp-para-produ%C3%A7%C3%A3o-mango/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 16 nov. 2021.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

SBROCCO, José Henrique Teixeira de Carvalho; MACEDO, Paulo Cesar. Metodologias Ágeis: Engenharia de Software sob medida. São Paulo: Erica, 2012.

SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. [S. l.], out. 2017. Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

SOMMERVILLE, Lan. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

SUTHERLAND, Jeff et al Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Trad. Nina Lua. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016. (E-book).

SUTHERLAND, J. et al. Scrum: an extension pattern language for hyper productive software development. [s.l.]: [s.e.], 2000.

TAKEUCHI, H; NONAKA, I.; The new product development game. Harvard Business Review, Cambridge, n. 1, jan./feb., 1986.

WILDT, Daniel et al. EXtreme Programming: práticas para o dia a dia no Desenvolvimento Ágil de Software. São Paulo: Casa do Código, 2015. E-book.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

SOUZA, J. C. A.; OLIVEIRA, M. R. METODOLOGIAS ÁGEIS: um comparativo entre extreme programming (XP) e scrum. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 133-141, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.205. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/205. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Engenharias, Tecnologias e Gestão.