VIABILIDADE DO TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • André Fernando Camillo de Andrade Graduados do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP)
  • Nilton Cesar Aguiar Júnior Graduados do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
  • Valdemir de Almeida Souza Graduados do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP)
  • Flaviana Andrade Faria Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista – IQ/UNESP, Docente do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), Engenheiro Agrônomo.

Palavras-chave:

Saccharum officinarum, transporte rodoviário, açúcar e etanol

Resumo

A evolução do transporte de cana-de-açúcar foi essencial para o crescimento da indústria sucroalcooleira na região Centro Sul do Brasil. Diferentes formas de transporte foram testadas, e nos dias atuais, prevalece o transporte rodoviário através de treminhões e rodotrens. O objetivo deste estudo foi comparar estas duas modalidades de transporte, baseando-se em dados históricos da frota atual de caminhões da Usina Catanduva, em que foram aferidas as diferenças
de rendimentos e custos entre as frotas ao longo dos anos de uso. Observou-se que com o aumento da moagem houve também acréscimo da distância entre a usina e os canaviais, o que proporcionou elevação de despesas com o transporte de cana. Pôde-se notar que de forma geral, os rendimentos da frota de rodotrem são superiores às do treminhão e que a idade da frota provoca perda de rendimentos. Por outro lado, a frota de rodotrem requer maiores despesas com manutenção quando comparado com o treminhão.

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Publicado

20/12/2018

Como Citar

DE ANDRADE, A. F. C.; AGUIAR JÚNIOR, N. C.; SOUZA, V. de A.; FARIA, F. A. VIABILIDADE DO TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 10-27, 2018. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/2. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Agronomia e/ou Engenharia Agrícola