ASPECTOS BIOLÓGICOS DE CERAEOCHRYSA PARAGUARIA (NAVÁS) (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) ALIMENTADA COM DIFERENTES PRESAS

Autores

  • Sergio Antonio De Bortoli Professor Titular, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Jaboticabal, SP
  • Afonso Takao Murata Professor da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral. Matinhos, PR.
  • Wanderlei Dibelli Aluno especial do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Jaboticabal, SP.
  • Caroline Placidi De Bortoli Aluna especial do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Jaboticabal, SP.
  • Gustavo Oliveira de Magalhães Aluno Regular do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Jaboticabal, SP.

Palavras-chave:

Biologia de insetos, Cochonilhas, Entomologia agrícola, Predadores, Pulgões

Resumo

Os crisopídeos são encontrados em muitos agroecossistemas, predando várias espécies de insetos-praga, como cochonilhas, pulgões, moscas-brancas, ácaros, tripes, ovos e larvas de diversas espécies de lepidópteros. Eles apresentam grande capacidade de busca, são altamente vorazes, têm alto potencial reprodutivo, são resistentes a certos inseticidas e facilmente criados em laboratório, o que os torna importantes no contexto do controle biológico. Como ainda pouco se sabe a respeito de Ceraeochrysa paraguaria, mesmo não sendo recente sua descrição, o presente trabalho teve por finalidade estudar aspectos biológicos da espécie alimentada com diferentes presas. Com larvas do predador alimentadas com ninfas de Toxoptera citricida, Selenaspidus articulatus e Orthezia praelonga, foram avaliadas a duração e a viabilidade dos três ínstares larvais, além do número de presas consumidas. Pelos resultados obtidos verifica-se que a presa mais adequada para o desenvolvimento larval foi a cochonilha S. articulatus, o que mostra que a espécie tem potencial para seu emprego no controle biológico da praga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

20/12/2012

Como Citar

BORTOLI, S. A. D. .; MURATA, A. T.; DIBELLI, W.; BORTOLI, C. P. D.; MAGALHÃES, G. O. de. ASPECTOS BIOLÓGICOS DE CERAEOCHRYSA PARAGUARIA (NAVÁS) (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) ALIMENTADA COM DIFERENTES PRESAS. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/174. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Agronomia e Enga. Agrícola e Meio Ambiente e Agrárias