APLICAÇÕES DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZADAS NA ATUALIDADE

Autores

  • Wendell Lucas Silveira da Costa Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis, FATEC, Jaboticabal-SP; Estagiário Agrichem Brasil,
  • Maria Lígia de Melo Bocchi Graduanda em Tecnologia em Biocombustíveis, FATEC, Jaboticabal-SP; Syngenta Seeds

Palavras-chave:

Biomassa, Cogeração, Subproduto

Resumo

O bagaço proveniente da moagem é o maior subproduto da cana-deaçúcar. Estima-se que cerca de 12 milhões de toneladas de bagaço são gerados anualmente, sendo aproximadamente 320 kg por tonelada de cana moída. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), na safra 2010/2011 foram moídos 623,9 milhões de toneladas do produto. O bagaço, atualmente, tem diversas aplicações na economia brasileira: na alimentação animal, na produção de combustível, na cogeração de energia, na indústria de cosméticos e na engenharia civil. Este trabalho tem por objetivo avaliar os diversos métodos de utilização do bagaço, focando as atualidades nesse vasto mercado, através de uma revisão de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

20/12/2012

Como Citar

COSTA, W. L. S. da .; BOCCHI, M. L. de M. APLICAÇÕES DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZADAS NA ATUALIDADE. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/173. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Agronomia e Enga. Agrícola e Meio Ambiente e Agrárias