ESTÍMULO À PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS POR MEIO DE TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Economia circular, Inovação, Responsabilidade socioambiental.

Resumo

Com o atual modelo econômico e a forma com que se produz e consome os alimentos e os bens de consumo ocorre grande impacto ambiental. Com isso é necessário se desenvolver tecnologias que possibilitem o incentivo a formas sustentáveis de produção e a consciência na utilização dos produtos. Para tentar minimizar os danos ambientais e sociais a Organização das Nações Unidas criou os objetivos de desenvolvimento sustentável os quais preconizam a segurança alimentar através da agricultura sustentável. O objetivo do trabalho é estimular a produção e o consumo sustentáveis com a criação de um aplicativo para conectar pessoas e, assim, colaborar para o desenvolvimento sustentável na cidade de Jaboticabal, São Paulo, Brasil. Alguns dos objetivos propostos no documento podem ser alcançados com a criação do aplicativo, como a promoção da agricultura e do crescimento econômico sustentável, o consumo e a produção responsável e a proteção dos ecossistemas. O aplicativo, denominado Ybyraá, é composto por seções e a sessão Mercado Amigo diz respeito ao comércio dos produtos alimentícios e de bens de consumo sustentáveis. Cada parceiro, após seleção, receberá um selo na cor azul atestando produzir de forma sustentável. Concluiu-se que a criação do aplicativo pode contribuir para o meio ambiente e a sociedade e por meio desta tecnologia é possível atingir alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável, colaborar com a economia local e a responsabilidade ambiental e ainda implementar parcerias duradouras importantes para as pessoas e o planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JACOBI, Pedro, Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. 2003

LAVOISIER, Antoine Laurent (1743-1794)

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 09 jul. 2020.

TORRES JUNIOR, Alvair Silveira; PARINI, Franco Paolo. Economia Circular: evolução e perspectiva inovadora. 2017.

FABAPP. Fábrica de Aplicativo. Disponível em: https://fabricadeaplicativos.com.br/. Acesso em: 18 outubro 2020.

Downloads

Publicado

20/12/2020

Como Citar

DE OLIVEIRA, G. A.; PARRAS, R.; DE FREITAS BORGES, F. ESTÍMULO À PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS POR MEIO DE TECNOLOGIA . Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 66-70, 2020. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/155. Acesso em: 23 fev. 2024.