DESEMPENHO PRODUTIVO DE SOJA EM ÁREAS DE ROTAÇÃO COM CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Daniel Leite de Souza Lima Graduado em Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
  • Robson Bott Graduado em Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
  • Rodrigo Duarte de Bello Graduado em Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
  • Marta Cecília Mallasen Nemoto Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal. Docente do Curso de Agronomia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
  • Flaviana Andrade Faria Doutoranda em Química pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara. Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista (UNIP), campus de São José do Rio Preto.

Palavras-chave:

Produtividade da soja, Rotação de culturas, Reforma do canavial

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas brasileira, sendo a matéria-prima estratégica na produção do açúcar e álcool. Visando otimizar o uso da terra no intervalo entre plantios de cana-de-açúcar, algumas culturas, como a soja, podem ser utilizadas em sistema de rotação, mantendo elevada a média de produtividade agrícola, pelo incremento de macro e micronutrientes no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características agronômicas de seis cultivares de soja, por meio de ensaios de produtividade. Todas as cultivares avaliadas neste trabalho apresentaram boa eficiência e adaptação em condições de rotação de culturas na reforma dos canaviais e a cultivar BMX VANGUARDA IPRO foi a que apresentou maior produtividade (4299,71 Kg ha-1).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

20/12/2019

Como Citar

LIMA, D. L. de S.; BOTT, R.; DE BELLO, R. D.; NEMOTO, M. C. M.; FARIA, F. A. DESEMPENHO PRODUTIVO DE SOJA EM ÁREAS DE ROTAÇÃO COM CANA-DE-AÇÚCAR. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 33-40, 2019. Disponível em: https://citec.fatecjab.edu.br/index.php/citec/article/view/10. Acesso em: 31 out. 2020.

Edição

Seção

Agronomia e/ou Engenharia Agrícola